Escolas da região de Sorocaba participam do Parlamento Jovem

Oito alunos de 5.a a 8.a séries representarão a região de Sorocaba no Parlamento Jovem
25/10/2001 17:01

Compartilhar:


Da assessoria

O 1.º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), que se encontra em missão oficial em Cuba, ficou satisfeito com a participação dos estudantes da região de Sorocaba no Parlamento Jovem, "afinal, esta é uma ótima oportunidade para que os jovens tenham um contato mais próximo com a rotina da Assembléia Legislativa. Com isso, os jovens terão a oportunidade de compreender melhor o trabalho e o papel dos deputados estaduais. Certamente, essa experiência terá um reflexo muito significativo na vida desses estudantes enquanto cidadãos", conclui Pereira.

Sorocaba está representada pela aluna Larissa Ballarotti, do Colégio Salesiano São José, que apresentou projeto de lei sobre Defesa do Consumidor. A aluna Maria Eugênia C. S. Pinto Motta, do Instituto das Filhas de São José, representa Porto Feliz, com projeto de lei na área da Cultura.

O Parlamento também possui um representante da cidade de Votorantim, Daniela Riello Gomes de Oliveira, do Colégio Carlos René Egg, que encaminhou projeto de lei sobre direitos humanos. A educação foi o tema dos projetos de lei apresentados por Joseanne Aparecida Portes, da EMEIF Vila Ribeiro de Angatuba, Karine da Silva Rafael, da Escola Estadual Professora Laurinda Vieira Pinto de Ibiúna, e Marina Alexandrina do Espírito Santo, da Escola Estadual Professora Antonia Baptista Calazans Luz de Apiaí.

A natureza também foi abordada nos projetos de lei apresentados pelos alunos Alex Similli Silva, da Escola Estadual Sadamita Ivassaki de São Miguel Arcanjo, e Estefane Machado, da Escola Estadual Coronel João Rosa de Tapiraí.

O que é o Parlamento

O Parlamento Jovem, criado em 1999 por uma resolução da Mesa Executiva da Assembléia, consiste na realização de uma sessão especial em que os deputados estaduais cedem seus lugares aos jovens estudantes de todo o Estado.

Durante essa sessão, os jovens deputados desenvolverão atividades parlamentares com a assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar (SGA). Os trabalhos selecionados serão publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo e a sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembléia, que pode ser sintonizada em Sorocaba pelo canal 13 da TV a cabo.

alesp