Deputada quer investigação de acidentes na Cosipa


28/07/2003 17:29

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) acionou a Promotoria Pública de Justiça Criminal de Cubatão para que participe da completa apuração das causas do acidente ocorrido em 23/7 na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). O metalúrgico Valdemir Machado Rocha, de 24 anos de idade, sofreu esmagamento da bacia ao ser prensado por uma máquina, na unidade chamada Aciaria 2, às 23h20. "No espaço de menos de dois meses, é o terceiro acidente grave na Aciaria 2", destaca a deputada Prandi.

A Cosipa está em meio a um processo de fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. "A inspeção foi motivada pela absurda freqüência dos acidentes, vários deles com vítimas fatais. Este novo acidente demonstra que há muito o que ser corrigido na siderúrgica", declara a deputada, para quem a Aciaria 2 é a unidade que precisa ser investigada com maior rigor. Há pouco mais de um mês, em 19/6, outro acidente no mesmo setor resultou na morte de dois trabalhadores e ferimentos graves em outros três.

"Ninguém pode pagar com a vida e a saúde o direito de trabalhar. Desde que a Cosipa foi privatizada, há 10 anos, já aconteceram aproximadamente 170 acidentes graves, com ferimentos profundos e morte de trabalhadores", acrescenta.

Segundo Prandi, a direção da empresa atribui os acidentes a falhas humanas, na tentativa de isentar-se de responsabilidades. "Por isso, há que se ir fundo nas investigações, até para que sejam investigadas as condições a que os trabalhadores estão sendo submetidos", diz Maria Lúcia Prandi, para concluir: "Queremos a Cosipa forte, gerando empregos e riqueza, mas sem que isto se dê às custas da vida e da saúde do trabalhador".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp