Ação popular contra aumento das tarifas de telefonia


02/07/2003 15:36

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Dilson



José Dilson, deputado estadual pelo PDT, tomou a iniciativa de entrar na Fazenda Pública do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 1º/7, com uma ação popular contra o aumento das tarifas de telefonia fixa em São Paulo. Para ele, as justificativas apresentadas pela Anatel para o aumento são "indecentes".

Convidados por José Dilson, os deputados estaduais Luiz Gonzaga Vieira (PDT), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, e José Domingos Bittencourt (PTB), membro substituto da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, prontamente se dispuseram a apoiar a iniciativa e também subscreveram a ação.

O reajuste, anunciado pela Anatel na semana passada, já está em vigor e chega a 41,7% no Estado, índice duas vezes e meia maior do que a inflação acumulada em 12 meses. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para estabelecer as metas de inflação no país, acumula índice de 17,24% nos últimos 12 meses, a Anatel liberou reajustes que, na média, são de 28,75%, mas que nas operadoras que atendem São Paulo, por exemplo, chegam a 41,7%.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp