Parceria pode gerar economia de energia em conjuntos habitacionais


14/05/2009 11:21

Compartilhar:


O secretário estadual da Habitação revelou que, para promover o uso eficiente de energia elétrica nos conjuntos habitacionais novos e antigos, o governo do Estado estabeleceu parcerias com concessionárias de distribuição de energia. Em 2008, foram assinados protocolos de cooperação para a instalação de sistemas de aquecimento solar para água de chuveiro em 10.800 imóveis da CDHU " Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e para a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas de alta eficiência. A parceria prevê também ações educativas, ambientais e sociais que visam conscientizar e orientar a população sobre o uso eficaz e seguro da energia elétrica.

O deputado Edson Giriboni (PV) comemorou a decisão do governo estadual, pois vem ao encontro de um projeto de lei de sua autoria, que prevê a substituição da iluminação tradicional por lâmpadas econômicas em todas as repartições públicas do Estado, visando maior economia de energia e preservação do meio ambiente.

Outra medida de impacto social do governo Serra " e que foi amplamente divulgada no evento " é a lei que reduz o valor do registro de imóveis. A medida reduz os valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social. A Lei de Emolumentos aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2008 reduziu o custo para registrar um imóvel. "Este valor, que poderia chegar a mais de R$ 2.300,00, caiu para cerca de R$ 200,00, explica Benedito Carlos Pascoal, gerente regional da CDHU.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp