Recursos para cirurgias no Hospital Universitário de Taubaté


04/12/2008 16:00

Compartilhar:


Afonso Lobato (PV) reuniu-se nesta quarta-feira, 3/12, com representantes do Hospital Universitário (HU) de Taubaté. Junto com o deputado, o chefe da equipe de cirurgia, Deomir Germano Bassi, e o fisioterapeuta Joel Ferreira definiram um calendário para as cirurgias bariátricas que atenderão pacientes com obesidade mórbida.

Segundo Deomir, hoje são mais de 120 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam a cirurgia, procedimento suspenso no HU há cerca de dois anos. "É uma fila grande, que precisa ser movimentada", afirmou o médico. Na reunião, ficou acertada a realização de 20 cirurgias em 2009, com recursos de R$ 150 mil provenientes de emenda do deputado Afonso Lobato.

"Esse número de cirurgias não é sequer 20% do necessário, mas é uma forma que encontramos para ajudar pelo menos uma parte dessas pessoas", afirmou Lobato. Serão realizadas cirurgias em pacientes não só de Taubaté, mas de toda a região.

Também nesta quarta-feira, foi oficializado um repasse de R$ 40 mil para a entidade Casa de Apoio Mulher e Vida, de Taubaté, conforme emenda incluída no Orçamento do Estado por Lobato. A entidade atende 86 famílias de mulheres portadoras de vírus HIV, às quais oferece assistência social, orientação jurídica, refeições diárias e acompanhamento psicológico. De acordo com a presidente da casa, Vera Iqueda, os recursos destinam-se à compra de equipamentos.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp