Escolas debatem bullying


31/08/2011 12:03

Compartilhar:


O bullying, termo originado na década de 1970 a partir da palavra bully, que significa valentão, ganhou notoriedade na sociedade e destaque na imprensa por causa dos muitos casos de violência nas escolas. Mas o assunto vem sendo debatido por alguns alunos no interior de São Paulo.

Segundo o jornal O Liberal, de Americana, escolas de Bárbara d"Oeste e Americana têm trabalhado o tema com os estudantes. A ideia é eliminar o bullying por meio de uma maior consciência. Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB e autor de projeto de lei sobre o tema, esse é um exemplo que deve ser seguido. "As brincadeiras de mau gosto que ocorrem nas escolas precisam ser levadas a sério, os estudantes têm que entender que o bullying pode trazer consequências futuras graves", salientou o parlamentar.

Gilmaci apresentou o PL 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A propositura propõe que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna. O parlamentar lembrou ainda que os estudantes podem também procurar ajuda através do Disque Adolescente, no telefone 11-3819-2022, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp