Seminário promovido pelo DH debate Hidrovia Metropolitana


24/10/2008 17:13

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/24 CARAMEZ HIDROVIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, participou na quarta-feira, 22/10, da abertura do seminário Navegação na Região Metropolitana de São Paulo, promovido pelo Departamento Hidroviário (DH) da Secretaria Estadual dos Transportes. Também participaram do evento o secretário dos Transportes, Mauro Arce, e a secretária de Estado de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, além do diretor do DH, Frederico Bussinger, e de João Fernando de Oliveira, diretor presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), local do evento.

Segundo Caramez, a utilização do modal hidroviário, além de trazer benefícios ambientais, como maior eficiência energética, menor consumo de combustíveis e menor emissão de gases poluentes, também pode contribuir para a redução dos congestionamentos urbanos. Hoje, a navegação nos rios Pinheiros e Tietê restringe-se à remoção de material dragado de seus leitos. O implemento da navegação metropolitana pode prestar um enorme serviço ao transporte de cargas, aliviando as marginais e outras vias da Região Metropolitana de São Paulo de parte do tráfego pesado.

Por conta disso, a Frente Parlamentar coordenada por Caramez tem, desde 2006, trabalhado junto ao governo do Estado com o objetivo de discutir e aumentar a integração entre os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário, aliados a projetos importantes como o Hidroanel, Rodoanel e Ferroanel, que irão propiciar a oportunidade de estabelecimento de centros logísticos de concentração e distribuição de cargas.

Atualmente, o trecho navegável no rio Tietê, na região metropolitana, é de 41 quilômetros, começando na barragem Edgar de Souza, em Santana de Parnaíba, passando pela eclusa sob o Cebolão, e chegando até a barragem da Penha, em São Paulo. A localização da Hidrovia na região exige a adoção de políticas públicas que venham a promover a sua inserção na matriz regional de transportes, planejando e incentivando as conexões intermodais.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp