MINISTRO SÓ FAZ ESPUMA

Afanasio Jazadji*
04/10/2000 16:40

Compartilhar:


O ministro da Justiça, José Gregori, continua empurrando os problemas com a barriga, em vez de apresentar ações concretas contra o crime.

Em agosto, Gregori reuniu-se com os secretários da Segurança Pública de 13 Estados e do Distrito Federal para avaliar os dois meses iniciais de funcionamento do Plano Nacional de Segurança Pública, criado pelo governo federal.

Mais uma vez, o ministro usou palavras ensaiadas e disse que o governo está planejando uma megaoperação conjunta de combate à criminalidade. Nos primeiros 30 dias de vigência do plano, o Ministério da Justiça liberou R$ 34 milhões de reais para os Estados e conseguiu eliminar 130 toneladas de drogas, inclusive 500 mil pés de maconha que os policiais descobriram no Maranhão.

O governo quer proibir o transporte de grande quantidade de dinheiro em aviões de passageiros, depois daquele caso de seqüestro de um Boeing 737 da Vasp que fazia a linha entre Foz de Iguaçu e Curitiba, no Paraná. Segundo Gregori, não se repetirão episódios como esse, em que os ladrões roubaram malotes com cerca de R$ 5 milhões de reais.

O problema está na ousadia dos bandidos: eles atacam aviões grandes e pequenos, roubam caminhões, ônibus e automóveis. Não adianta o ministro da Justiça dizer que vai proibir o transporte de valores em aviões, se os problemas continuam ocorrendo em terra, nas ruas e rodovias, que ficam à mercê dos assaltantes.

O ministro Gregori parece ser uma excelente pessoa. Mas só para o papo furado do chá das cinco.

alesp