Criada Associação de Moradores e Usuários da Raposo Tavares


16/03/2001 15:54

Compartilhar:


A reunião pública sobre estudos de impacto ambiental da duplicação da Raposo Tavares realizada na última quarta-feira, 14/3, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, deliberou pela criação de uma entidade civil, denominada Associação de Moradores e Usuários da Rodovia Raposo Tavares/Lote 12 (AMURT-12). Essa entidade, cuja diretoria foi constituída durante a mesma reunião, é aberta à participação popular e as primeiras atribuições de seu Comitê Executivo serão: o estabelecimento de um calendário de reuniões, a ser definido nos próximos dias, e o agendamento de audiências de seus coordenadores e membros do comitê executivo com os secretários estaduais do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, e dos Transportes, Michael Paul Zeitlin.

O encontro realizado na Assembléia Legislativa foi promovido pelo deputado estadual Caldini Crespo (PFL) e contou com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de entidades civis da região e moradores de bairros lindeiros à Raposo Tavares. Esteve presente também o engenheiro Oswaldo Augusto Filho, da Geotec, que é a empresa contratada pelo DER para executar o EIA/Rima da Raposo Tavares, no trecho entre Cotia e Sorocaba. Augusto Filho esclareceu dúvidas dos presentes e apresentou o volume de mais de 1.500 páginas com o Estudo de Impacto Ambiental da obra. A reunião se estendeu por quase quatro horas.

Destacando a importância da realização da reunião para o esclarecimento de dúvidas das comunidades acerca da obra de duplicação, o engenheiro da Geotec disse também que ainda é tempo de se sugerir e cobrar, seja através da mobilização popular ou da pressão política, o estabelecimento de eventuais mudanças no projeto principal da obra. No entender do deputado Crespo e das lideranças presentes ao encontro, as principais preocupações em relação à duplicação dizem respeito ao traçado definitivo, minimizando o impacto social (principalmente); a questão dos acessos à rodovia; e conhecer de antemão, para discutir e aprovar, o projeto executivo principal no tocante às passarelas e aos viadutos de transposição. "Esse vai ser o grande desafio da Associação que constituímos", reconhece o deputado Crespo.

A AMURT-12 tem na sua presidência o advogado José Maria Dias Neto, de São Roque, tendo como vice-presidente Andréia Esquivel, também de São Roque. Seu Comitê Executivo é integrado por representantes dos municípios de Sorocaba, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista e Cotia. Em seu Conselho Institucional deliberou-se que ele terá como membros efetivos todos os prefeitos e vereadores dos municípios acima mencionados e pelos deputados da Região.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo -3886-6864/6867)

alesp