MEC apresenta Mapa da Exclusão para a Comissão de Educação da Assembléia


08/12/2003 18:22

Compartilhar:


Da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação

O secretário de Inclusão Educacional (Secrie) do Ministério da Educação, Osvaldo Russo, e o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Carlos Henrique Araújo, apresentam nesta terça-feira, 9/12, às 14h30, na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de São Paulo, o Mapa da Exclusão Educacional, lançado pelo ministro Cristovam Buarque na semana passada, em Brasília.

O convite para a apresentação do estudo partiu do presidente da Comissão de Educação, deputado Carlinhos Almeira (PT). Segundo os dados apresentados no Mapa, 3,2% das crianças de 7 a 14 anos estão fora da escola no Estado de São Paulo. Em números absolutos, o Estado é o detentor do maior número de crianças fora da escola, com 168.730, o que representa 11,28% do total de crianças na mesma situação no Brasil.

O secretário Osvaldo Russo aproveita a visita à Assembléia para apresentar aos parlamentares paulistas o programa Escola de Todos, da Secretaria de Inclusão Educacional, com o qual o Ministério da Educação inicia um mutirão nacional para cadastrar cerca de 1,5 milhão de crianças de sete a 14 anos que estão fora da escola em todo o país.

Além do diagnóstico da situação - com o Mapa da Exclusão - e do cadastramento das crianças, o Escola de Todos prevê, ainda, numa terceira etapa do programa, a implantação das ações de inclusão educacional, como as ações educativas complementares e os programas de combate a evasão escolar, para garantir a permanência e o sucesso das crianças na escola.

alesp