Parlamentar fala de desenvolvimento econômico na Zona Leste


11/12/2003 16:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

A implantação do Campus Leste da USP gera várias discussões sobre o desenvolvimento econômico do bairro mais populoso da Capital. Dados recentes demonstram que a Zona Leste tem cerca de 3,3 milhões de habitantes, dos quais 31% enquadrados como população economicamente ativa, ou seja, 1.704.858 pessoas.

Estima-se em 904.089 os trabalhadores desempregados na Capital. Deste total, 358.282 -isto é, 40% - vivem na Zona Leste. Po risso a região desperta o interesse de todos os setores e, principalmente, da sociedade civil que, no sábado 6/12, reuniu-se com políticos, representantes da Igreja Católica e membros da coordenação do projeto USP Zona Leste para discutir propostas que vão nortear o desenvolvimento.

O encontro foi realizado na Paróquia São Francisco. O deputado João Caramez (PSDB) estava presente e falou de propostas que vão ao encontro dos anseios dos moradores da região. Segundo o parlamentar, o novo campus da USP coloca a Zona Leste em situação bastante privilegiada, uma vez que a universidade, além da formação profissional, vai gerar empregos e oferecer oportunidades para as indústrias que buscam espaço e pretendem se instalar na região.

João Caramez defendeu a criação de um Conselho de Gestão Regional com a participação das indústrias locais, das entidades de classe, do comércio, das associações de bairro, sindicatos e universidades, com a finalidade de elaborar programas que preparem, aperfeiçoem e qualifiquem os moradores, através da articulação de fontes de recursos do governo federal e estadual, advindos do Ministério do Trabalho, do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), da Secretaria Estadual da Educação e de órgão ligados a industria e ao comércio, como SENAC, SENAI E SESI.

Os deputados Simão Pedro e José Zico Prado, ambos do PT, também participaram do encontro, que contou com as presenças do ex-deputado federal José Aníbal e do padre Ticão, líder dos movimentos populares da Zona Leste.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp