Meios de transporte sobre trilhos é prioridade, afirma secretário dos Transportes Metropolitanos

(com fotos)
10/04/2002 19:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em reunião da Comissão de Transportes e Comunicações, presidida por Rodrigo Garcia (PFL), realizada nesta quarta-feira, 10/4, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernandes, afirmou que os meios de transporte sobre trilhos é a prioridade de sua Pasta.

Segundo o secretário, têm sido desenvolvidos importantes projetos para as três regiões metropolitanas, onde a população cresceu rápida e desordenadamente. "São aproximadamente 20 milhões de habitantes nessas regiões: 16 na Grande São Paulo; 2,5 em Campinas; e 1,5 em Santos."

Para Fernandes, os cidadãos têm o direito de utilizar os meios de transporte com qualidade e tranqüilidade. "Um dos principais projetos é o Plano Integrado de Transportes Urbanos, que pode possibilitar a metrópole que todos desejamos: competitiva, saudável, equilibrada, responsável e cidadã."

Quando assumiu, o secretário disse que foi incumbido de concluir obras paralisadas e de melhorar a expansão e a gestão da rede de transportes. "Para isso, seriam precisos investimentos de cerca de 30 bilhões nos próximos 20 anos", destacou Fernandes, lembrando que a Secretaria contará com o apoio da iniciativa privada.

O secretário ressaltou que em 30 anos de existência do metrô, esse meio de transporte conta com apenas 49 quilômetros de linha. "Entretanto, já fechamos empréstimos com o Banco Mundial para que possamos incrementar a expansão de vias."

Fernandes ressalta como uma das maiores conquistas da Pasta nos últimos 10 anos a unificação do transporte público, sobretudo no que se refere à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Questionado sobre os acessos para deficientes físicos e sobre as tarifas aplicadas nos meios de transporte, o secretário afirmou que está implementando adaptações para facilitar o acesso e que é adepto da tarifa única. "Porém, reconheço que é difícil baratear os preços das passagens porque contamos com o investimento de empresas privadas que auferem lucros."

alesp