Audiência pública vai discutir extinção de DIRs no Estado


20/03/2007 16:11

Compartilhar:


A extinção pelo governo estadual, por decreto, de diversas Diretorias Regionais de Saúde (DIRs) motivou os deputados Carlinhos Almeida, Marcos Martins, Mário Reali e Hamilton Pereira, todos do PT, a realizar audiência pública no próximo dia 28/3, a partir das 14h, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. Além de Luiz Roberto Barradas, secretário da Saúde, foram convidados a debater o tema representantes de entidades de funcionários ligadas à saúde, prefeituras e secretários da Saúde dos municípios paulistas.

As DIRs das regiões de São José dos Campos, Osasco, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha, Santo André, Botucatu e Assis e os Núcleos Regionais de Presidente Venceslau, Caraguatatuba e Jales foram extintos pelo governo do Estado, através do Decreto 51.433, de 21/12/2006.

Segundo os parlamentares, a extinção trouxe diversos transtornos aos servidores, administradores municipais e aos cidadãos em geral, como a obrigatoriedade de se deslocar para outras localidades, muitas vezes distantes da localização original das DIRs.

Para o deputado Carlinhos Almeida, "a medida, além de trazer sérios transtornos no atendimento da população, atingiu a vida da maioria dos funcionários, já estabelecidos com suas famílias nas cidades em que as DIRs estavam implantadas, mas que agora terão de se deslocar por distâncias consideráveis".

A Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia aprovou esta audiência pública antes de 15/3, que acabou não sendo realizada em razão da mudança de legislatura. O grupo de deputados, segundo Carlinhos de Almeida, "atento à situação dos funcionários e usuários dos serviços das DIRs, resolveu, antes mesmo da nomeação dos novos membros da Comissão de Saúde, promover esse encontro e tentar solucionar o problema junto à Secretaria estadual da Saúde".

carlinhos@carlinhos.org

alesp