Importância do exame de detecção do câncer de próstata


18/11/2005 10:28

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio (PSDB) comemorou, em 17/11, o Dia Nacional da Prevenção do Câncer de Próstata, falando sobre a importância da prevenção no plenário da Assembléia. Milton, o autor da Lei nº 9.824/97, que garante a detecção gratuita do câncer de próstata em todo Estado de São Paulo, falou do plenário sobre a importância da prevenção para diminuir os índices de mortalidade no Brasil.

Segundo o deputado " que é professor de urologia na Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu ", foram registrados 35.240 casos de câncer de próstata no Brasil em 2003, sendo que destes, 8.230 evoluíram para óbitos. "No Estado de São Paulo, a morte por câncer de próstata já representa 15,5% dos óbitos de câncer. Sem a realização dos exames preventivos, que graças a nossa lei é gratuito no Estado de São Paulo, a tendência deste numero é evoluir", disse o deputado.

Para o deputado, todo homem a partir dos 50 anos deve fazer o exame de próstata. Ele lembra que, se na família do paciente tiver caso de câncer de próstata, o ideal é que o exame comece a ser feito a partir dos 40 anos. "Em ambos os casos, o exame deve ser anual", lembra o deputado.



gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp