Notas de Plenário


18/10/2006 19:25

Compartilhar:


Contra as privatizações

Mário Reali (PT) criticou o processo de privatizações no Estado de São Paulo nos últimos quatro anos, apesar do compromisso firmado pelos tucanos antes de assumir o governo. "Tivemos a alienação das ações da Sabesp até 49% de seu capital, depois veio a privatização da Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e da Nossa Caixa. Chegou até a ser cogitada a transferência para a iniciativa privada do sistema de arrecadação do Metrô."

Compra de votos

Ricardo Castilho (PV) agradeceu os 32.700 votos que recebeu em todo o Estado de São Paulo, mas revelou não estar surpreso por não ter obtido sucesso em renovar o seu mandato. "O deputado Giba Marson e eu fomos vítimas de uma compra de votos deslavada por parte de lideranças locais", explicou. Segundo ele, a atitude foi motivada pelo fato de que seus votos foram decisivos para a eleição de Rodrigo Garcia à Presidência da Assembléia. "Não estou arrependido. A mudança que se vê nesta Casa é motivo de orgulho", considerou.

Sem conteúdo

Depois de agradecer a Deus e aos 41.510 eleitores que confiaram no seu trabalho parlamentar, José Bittencourt (PDT) criticou o nível mantido pelos candidatos à Presidência da República durante o debate realizado em 8/10. "O eleitor repudia essa linha de ataques pessoais. Deveriam, sim, ser apresentadas propostas concretas sobre esse grande tema chamado Brasil."

Maldita ou bendita?

Ricardo Tripoli (PSDB) fez uma avaliação sobre a atuação de Fernando Henrique no Executivo federal, ressaltando o Plano Real e a vitória sobre a inflação. Questionando o termo "herança maldita", usado pelos opositores de FHC para desqualificar o seu legado, Tripoli ressaltou que as atuais bases da economia foram consolidadas durante a administração dele e que o processo de privatizações promoveu grande desenvolvimento, como o apresentado nos setores hidrelétrico e de comunicações.

Homenagem à filha de Pelé

O deputado Fausto Figueira (PT) prestou homenagem à vereadora Sandra Regina Machado Arantes do Nascimento, falecida na terça-feira, 17/10, vítima de câncer. O deputado se referiu à deputada como "mulher de luta". Sandra Regina demorou três décadas para ser reconhecida como filha de Edson Arantes do Nascimento, o "Rei Pelé". Fausto Figueira disse ter convivido com ela quando vereador na Câmara Municipal de Santos e elogiou sua luta em prol da população carente daquela cidade.

Esperança

Conte Lopes (PTB) afirmou que é necessário que o próximo governo analise com carinho a situação da segurança pública. Para ele, a polícia precisa ter melhores condições para trabalhar e o próximo governo deveria colocar à frente da polícia pessoas que entendessem de segurança pública. Conte Lopes acredita que crimes como o assassinato do deputado Ubiratan Guimarães poderiam ser solucionados se contassem com bons investigadores. Segundo ele, nada, até agora, foi apresentado como prova concreta do assassinato do deputado. Conte Lopes criticou ainda a situação vivida pelo país na área de segurança. "O crime organizado prejudica a população, porque tem força a partir de dentro da cadeia. Espero que o próximo governo pense nisso!"

Defesa da agricultura

Duarte Nogueira (PSDB) agradeceu aos eleitores que o conduziram a um mandato de deputado federal por São Paulo. "Quero agradecer principalmente aos eleitores que me fizeram o deputado federal mais votado da minha região, que tem 37 municípios, e da minha própria cidade", disse Nogueira, referindo-se a Ribeirão Preto. O parlamentar afirmou também que continuará a defender a agricultura após sua posse na Câmara dos Deputados: "A partir de 1º/2/2007, defenderei em Brasília a agricultura, a produção e o agronegócio, dando continuidade ao trabalho que faço na Assembléia. Pretendo fazê-lo orientado pela direção colocada pelos países desenvolvidos, que vêm acertando em suas políticas públicas de qualificação da mão-de-obra nesse setor fundamental".

alesp