Maracaí poderá ser estância turística


29/05/2009 18:04

Compartilhar:


Donisete Braga (PT) apresentou projeto de lei que, se aprovado, transformará a cidade de Maracaí em estância turística. "Maracaí já é cidade turística, recebe milhares de pessoas em busca de consolo espiritual no túmulo do Menino da Tábua. É preciso formalizar a situação, assim ela poderá receber recursos e promover melhorias para receber os turistas", explicou Donisete Braga.

Maracaí, município essencialmente agrícola, na região Sorocabana, é uma cidade pacata que recebe nos finais de semana centenas de romeiros, oriundos de várias partes do Brasil, invadem a cidade para visitar o túmulo de Antonio Marcelino.

Antonio Marcelino nasceu na zona rural de Maracaí. Acometido por uma deficiência física, passou a maior parte de sua vida sobre uma tábua, alimentando-se apenas de água e leite. Há relatos de que o "menino da tábua" nunca chegou a ver a luz do sol e que não permitia que a mãe o cobrisse ou forrasse a tábua, o que lhe proporcionaria maior conforto. Faleceu em 1945, aos 45 anos de idade.

Há relatos de que, ainda em vida, diversos milagres foram atribuídos ao Menino da Tábua. Após seu falecimento novos milagres continuaram sendo relatados, o que contribuiu para reforçar a crença da população de que se tratava de uma pessoa especial, em quem poderiam depositar sua devoção.

A cidade é cortada pelo rio Capivari e possui várias quedas d"águas, bem como represas e lagos demonstrando também vocação balneária.

Braga afirma: "a transformação em estância com vocação para o turismo religioso vai estimular a atividade comercial, criando frentes de trabalhos, gerando necessidade de mão de obra e, por consequência, emprego e renda para a população local e regional".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp