Deputados eleitos em outubro/2010


10/12/2010 16:51

Compartilhar:


Vanessa Damo



A primeira experiência com trabalhos sociais da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) foi ministrando cursos de qualificação profissional para pessoas portadoras de necessidades especiais e desenvolvendo projetos de produtos que facilitassem o dia a dia dessas pessoas. Essa sua vontade natural em ajudar as pessoas aliada à proximidade e ao interesse pela administração pública (Vanessa é filha do ex-prefeito de Mauá, Leonel Damo) a conduziram para a política.

Em 2004, aos 23 anos, foi eleita vereadora em Mauá com recorde de votos na cidade " mais de 6 mil. Em 2006, foi eleita deputada estadual e se tornou a mais jovem deputada do estado de São Paulo. Venceu as eleições com 64.579 votos e foi eleita 3ª secretária na mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2007/2008.

Em 2007, presidiu a Frente Parlamentar pela Libertação da senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt. O evento mobilizou diversos vereadores, prefeitos e deputados do Brasil e de outros países para que fizessem moções de apelo ao governo brasileiro de participação das buscas por Ingrid e outras pessoas que estavam nos cativeiros das Farc. Tudo isso foi feito antes mesmo que esse assunto se tornasse pauta na grande mídia e no ano seguinte a senadora foi liberta.

A deputada preside também a Frente Parlamentar pela Aglomeração Urbana de Jundiaí e atualmente acompanha o processo para sua formação, sendo a criação da 1ª aglomeração urbana do Estado de São Paulo.

Ainda nos dois primeiros anos de mandato, participou das Comissões de Meio-Ambiente e Direitos do Consumidor e foi relatora da CPI da queima da palha da cana-de-açúcar, propondo o projeto de lei que visa o fim dessa prática em nosso estado até o ano de 2012 nas áreas planas, e até 2014 para áreas com declive superior a 12%.

Em 2009, o governo estadual sancionou uma lei de sua autoria, que obriga fornecedores de bens e serviços a fixar data e turno para realização de serviços ou entrega de produtos aos consumidores. Ficou conhecida como "lei da entrega com hora marcada".

Hoje, preside a Frente Parlamentar em prol dos Moradores do Condomínio Barão de Mauá (construção em terreno contaminado por lixo industrial), pela Inclusão do Futsal nas Olimpíadas de 2016. Além de ser sub-relatora da CPI da Pedofilia. Durante seu primeiro mandato na Casa, Vanessa também deu início ao seu projeto de implantação de unidades do Centro de Referência de Saúde da Mulher " uma de suas principais bandeiras, em cidades do grande ABC e interior paulista.

Reeleita com mais de 93 mil votos nas últimas eleições, Vanessa Damo dará continuidade ao seu trabalho na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela é formada em desenho industrial pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, possui MBA internacional em gestão ambiental e acredita que através de seu trabalho e sua vocação política é possível mudar para melhor a realidade de nosso estado e de nosso país.

alesp