Audiência pública vai debater o futuro das Fatec's


26/04/2004 16:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

Foi agendada para a próxima quinta-feira, 29/4, das 14h às 16h30, no Auditório Franco Montoro, do Palácio 9 de Julho, a audiência pública sobre o tema: O futuro das Fatec's: pós-médio ou graduação. O evento é uma iniciativa do coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Fatec's, deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia.

A proposta de realizar a audiência pública para debater o futuro das Fatec's surgiu após audiência de Crespo com o secretário da Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, no mês passado, da qual participaram também o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), a presidente da Associação dos Docentes das Fatec's (Adfatec), Elaine Skorzensky, e o diretor da Fatec de Sorocaba, professor Marcos Garcia Costa, entre outros.

Centro universitário

Embora o objetivo inicial desse encontro tivesse sido o de tratar do projeto de lei 706/2002, de autoria do deputado, que cria um Centro Universitário para as Fatec's e as desvincula do Centro Paula Souza, os participantes da reunião receberam um relato sobre as intenções do governo estadual em relação ao ensino tecnológico.

Ele disse que o governo é contra a criação do Centro Universitário ou de uma Universidade Tecnológica, como também é contra a incorporação das Fatec's à Unesp. A intenção do governo é criar Centros Profissionalizantes de Tecnologia, apenas", analisa Crespo.

De acordo com o parlamentar, para o governo, as Faculdades de Tecnologia não são consideradas unidades de nível universitário. "O governo encara as Fatec's como unidades de cursos pós-médios, ou seja, de maior nível que o ensino médio (antigo colegial), mas de nível inferior ao ensino universitário", diz, lembrando, entretanto, que "a cultura das Fatec's é outra e precisa ser respeitada".

"A rigor, o que nos parece é que querem degradar as Fatec's, transformando todos os cursos tecnológicos em pós-médios e não mais de graduação. Mas nós, da Frente Parlamentar em Defesa das Fatec's, a professora Elaine Skorzensky e a representação acadêmica das Fatec's não concordamos com isso e decidimos marcar essa nova audiência pública para tratar da questão", conclui Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp