Solenidade apresenta agências da Previdência Social

(com fotos)
02/04/2002 18:57

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou na última quinta-feira, 28/3, em Bauru, da solenidade de apresentação das agências da Previdência Social da região - Avaré, Bauru, Botucatu e Santa Cruz do Rio Pardo - adequadas ao Programa Melhoria no Atendimento (PMA), lançado pelo governo federal.

Em seu discurso, o parlamentar destacou que a Previdência Social avançou nos últimos 8 anos, melhorando de forma significativa o atendimento ao segurado. Apesar disso, Tobias espera que a instituição continue trilhando no caminho de oferecer mais qualidade na prestação de serviços ao segurado.

Para o deputado, a Previdência é um problema crônico para o governo devido ao seu déficit orçamentário. "O Instituto gasta mais do que arrecada. Por isso precisamos de leis mais eficazes para equilibrar as contas e de combate à sonegação fiscal", observou, conclamando toda a sociedade para participar desse processo.

Além do deputado, também prestigiaram o evento Maria Lúcia Custódio Alves Pfeifer, gerente executiva do INSS-Bauru; José Serapião Júnior, superintendente estadual do INSS; Celso Gomes Pegoraro, delegado da Receita Federal em Bauru; e Valdir Moisés Simão, diretor de Arrecadação do INSS que, na solenidade, representou o ministro da Previdência Social, José Cechin.

Simão falou sobre o Programa de Estabilidade Social, lançado há dois anos pela Previdência Social, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores que atuam por conta própria a se inscrever no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir os seus direitos. Segundo ele, o governo decidiu lançar esse programa porque, atualmente, de cada dez trabalhadores, seis não têm o seguro social. Isso quer dizer que, do total de 68,4 milhões de trabalhadores, apenas 27,9 milhões contribuem para o INSS. Ou seja, ficam fora da Previdência 37 milhões de pessoas que, quando perderem sua capacidade de trabalho, por doença ou por idade avançada, não terão meio de sobreviver ou terão de viver à custa de seus familiares.

Simão ressaltou ainda que, quando o trabalhador se inscreve no INSS, passa a ter direito a uma série de benefícios, como o auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, pensão por morte, além das aposentadorias por idade, por tempo de contribuição, por invalidez ou especial.

Ele também destacou que a Previdência Social vem passando por um amplo processo de modernização e descentralização para atender os segurados cada vez melhor. Acessando o site www.previdenciasocial.gov.br, o segurado poderá obter extrato de pagamento de contribuições, comprovante anual de renda (para quem recebe benefício), extrato de pagamento de benefícios, revisão de benefícios, entre outros.

alesp