Sandra Sérgio inspira-se na natureza valorizando a atmosfera e suas realidades poéticas

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
27/01/2005 14:00

Compartilhar:


Em tempo dominado por um certo positivismo e experimentalismo pode parecer anacronistico em pintura um "verismo" integral como o de Sandra Sérgio, mas pode ser também um ato de coragem e uma tomada de posição polemica nos confrontos do caótico pronuciar-se de tanto "ismos" e de tantos fenômenos kitsch. Outra significação seria o desejo de afirmar liberadamente a própria identidade, a própria retidão e força moral.

A artista recupera em suas obras alguns valores pictóricos como a luminosidade, a cor, os tons, considerados hoje como sobrevivências do passado. Ela nos restitui uma dimensão semântica, aquela da poesia. Mormente em suas naturezas, suas frutas ou suas flores consegue recriar a verdade da vida, através de construções sólidas, plasticamente vivas e essenciais, servindo-se de uma matéria cromática intensa, sombreada e luminosa ao mesmo tempo, diversamente modulada na definição e na clareza do tom.

Por tanto, longe de todo "maneirismo" de metier, Sandra Sérgio alcança o seu pessoal e autônomo realismo como uma sentida e calorosa participação na ação interna de seus temas que, com sua poética presença, tecem as tramas de um conto sugestivo e quase reservado, através do qual nos é entregue a imagem autobiográfica da própria artista.

O enxerto de sentimento, solidário com o traço, sobre a base de uma pesquisa lírico-simbolica da cor é sublimada num concerto de tonalidades puras que afloram das profundezas da alma. O empenho da artista está, sem duvida, nesta prospectiva de trazer à luz uma originalidade pessoal que encontra seus elementos básicos numa autentica inspiração e na valorização da atmosfera e nas realidades poéticas nela projetadas.

"Água de Coco", obra doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é uma obra que ressalta o lirismo da natureza e onde poesia, espontaneidade e fantasia são evidentes na pintura de Sandra Sérgio.



A Artista

Sandra Sérgio, pseudônimo artístico de Sandra i. Abreu Sérgio, nasceu em São Paulo em 1949. Cursou Escola Panamericana de Artes, formou-se em desenho e pastel e seguiu cursos sobre técnica de encáustica. Em apenas três, transformou o que era um hobby numa profissão.

Realizou diversas exposições entre as quais se destacam: Espaço Cultural Shopping Butantã, SP; "Natal", Espaço Cultural da Aeronáutica, SP; Salão A. Gosto, Cofrat, SP (2001); "Castelo Savelli", Palombara Sabina, Itália; Centro Internazionale Artisti Contemporanei, Roma, Itália; "Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2002); "Primavera", Espaço Cultural Incor em parceria com a Galeria Spazio Surreale, SP; "Mãe, Mulher, Noiva", Fundação Zerbini, SP; "Sulle Terrazze di Castel Sant'Angelo", XXI Incontro Arredare com I'Arte, Roma, Itália (2003); V Biennale Internazionale d'Arte, Roma, Itália; Expo Padova, Itália; "Mostra Internazionale d'Arte Oltrefrotiera", Palazzo Caetani, Latina, Itália.

Recebeu medalha de ouro pela Fundação Zerbini e pelo Espaço Cultural do Shopping Butantã, medalha de bronze do Salão A. Gosto e medalha de prata do Centro Cultural da Aeronáutica, SP e foi selecionada pelo livro de arte "Brasil Arte" lançado pela Galeria Spazio Surreale.

alesp