Secretário não responde requerimento a respeito da Sabesp


09/12/2003 15:54

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Nivaldo Santana

A Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo ignora, há mais de 50 dias, dois requerimentos dos deputados estaduais Nivaldo Santana e Ana Martins - ambos do PCdoB -, que solicitam informações a respeito do sistema de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo.

O primeiro requerimento é de 15 de outubro, o segundo foi enviado no dia seguinte. Até o momento, o secretário Mauro Arce não respondeu às dúvidas dos dois deputados quanto à forma como a Sabesp enfrenta a atual escassez de água na Região Metropolitana.

"Não são conhecidos os motivos que impedem o secretário de responder às questões. Contudo, é curioso que temas tão pertinentes à população paulista não sejam devidamente esclarecidos. Os requerimentos de informação encaminhados à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo têm o prazo constitucional para resposta de 30 dias", observa Nivaldo.

O deputado adverte que os níveis dos principais mananciais que abastecem o Estado de São Paulo continuam preocupantes. O Cantareira, por exemplo, está com apenas 2,8% de sua capacidade de armazenamento. "Em outros anos houve racionamento por muito menos - e a Secretaria não informa por que em 2003, mesmo com percentuais tão alarmantes, o mesmo não ocorreu. Quando a Sabesp agiu corretamente: nos anos anteriores ou nas últimas semanas, quando vem resistindo a adotar uma medida preventiva?"

Outras dúvidas constam nos requerimentos: por que a Sabesp não desenvolve campanhas permanentes em relação ao uso racional de água? Que projetos a empresa tem em curso para aumentar a capacidade de abastecimento? Por que a meta de 72 m³/s de produção de água para o Sistema de Abastecimento Metropolitano está atrasada? Não há risco de a população se sujeitar a racionamentos mais intensos nos próximos anos, devido à progressiva diminuição da capacidade de reserva dos mananciais do Estado?

"A direção da Sabesp precisa assumir suas responsabilidades, deixar de culpar São Pedro ou o povo pelas atuais dificuldades. A causa do baixo nível dos reservatórios tem uma resposta bem mais concreta: pouco investimento", constata Nivaldo.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp