Consumo de álcool entre estudantes leva à depredação de escolas


09/09/2008 18:05

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), em pronunciamento na tribuna da Casa nesta terça-feira, 9/9, disse que ficou triste ao tomar conhecimento de pesquisa do Sindicato dos Especialistas em Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo) sobre o consumo de álcool nas escolas estaduais. Segundo a pesquisa, o consumo de bebidas alcoólicas ocorreu em 31% das unidades pesquisadas.

"Fiquei triste ao saber do resultado da pesquisa da Udemo, divulgado pela imprensa. A pesquisa revela que 209 dos 683 (31%) dos diretores de escolas estaduais que participaram do estudo constataram o porte ou o consumo de bebida alcoólica dentro da unidade que dirigiram em 2007", comentou o 1º secretário. Os números da pesquisa, de acordo com ele, revelam casos de violência contra bens materiais nas escolas estaduais: 56% de depredação; 52% de pichação; 52% de dano a veículos; 39% de arrombamento; 33% de explosão de bomba e 28% de furto.

"Também é preocupante", acrescenta o parlamentar, "que estudantes na faixa etária entre 11 e 17 anos ingerem bebida alcoólica, seja nos portões das escolas, ou antes de ingressarem nelas, o que leva conseqüentemente à depredação ou pichação contra as unidades de ensino. Donisete Braga destacou que a pesquisa é um importante alerta à Secretaria da Educação. "É importante que a secretaria acompanhe e fiscalize esse quadro para diminuir tamanha violência de uma faixa etária que será o futuro do país."

De acordo com a pesquisa da Udemo, publicada no Jornal da Tarde, 86% das escolas estaduais sofreram algum tipo de violência em 2007. O número sobe para 93% nas escolas localizadas na Grande São Paulo. A Udemo enviou questionários para todas as 5.300 escolas estaduais e 683 responderam, 438 das quais são do interior, 122 da Grande São Paulo, 100 da capital e 23 do litoral.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp