Salvador Khuriyeh quer criação da Microrregião Leste


13/03/2001 16:16

Compartilhar:


O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB), preocupado com o crescimento, não só do Vale do Paraíba, como das demais regiões do Estado que representa na Assembléia Legislativa, propôs, através de um projeto de lei complementar, a criação da Microrregião Leste, com sede em Mogi das Cruzes.

A microrregião será composta por representantes de cada município que a integra e por representantes do Estado, designados pelo governador. Os representantes podem ser os próprios prefeitos ou pessoas designadas por eles, com período de representação de 24 meses, com possibilidade de recondução.

Essa região seria formada pelos municípios de Itaquaquecetuba, Guararema, Biritiba-Mirim, Salesópolis, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e sua sede administrativa, Mogi das Cruzes.

As principais ações da microrregião, segundo Khuriyeh, serão concentradas no planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, turismo regional, piscicultura e agricultura.

"A intenção desse projeto, destaca o deputado, é promover o planejamento regional da microrregião Leste, tornando o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios que a integram algo planejado e sustentado, melhorando a qualidade de vida da população e otimizando a utilização dos recursos naturais, culturais com atenção à proteção ao meio ambiente."

Salvador Khuriyeh salientou que, embora existam diferenças de natureza sócio-econômica entre as cidades que comporão a Microrregião Leste, a unidade regional tratará de garantir-lhe certa homogeneidade, indo ao encontro dos fins da municipalidade, diminuindo as disparidades inter-regionais.

Para a implantação da Microrregião Leste, o projeto de lei prevê que o governo estadual dê suporte financeiro, através de um Fundo de Desenvolvimento, abrindo créditos especiais e suplementares ao orçamento vigente. Com a criação da microrregião, seus municípios serão desmembrados da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Salvador Khuriyeh - 3886-6576/6584)

alesp