Deputado requer dados de hospitais públicos e universitários


19/10/2007 18:05

Compartilhar:


Membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o modelo de remuneração dos serviços médico-hospitalares na rede de saúde do Estado de São Paulo, o deputado Raul Marcelo (PSOL) participou, na última quarta-feira, da reunião da CPI à qual compareceu o presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), José Roberto Ferraro.

Não obstante às explicações dadas pelo executivo da Associação, que também é professor da Universidade Federal de São Paulo e diretor do Hospital São Paulo, o parlamentar apresentou requerimentos perante a CPI dirigidos ao depoente no sentido de saber quais são os percentuais de participação dos repasses do SUS e de convênios privados no orçamento mensal dos hospitais universitários e de ensino. Para tanto, a solicitação é que seja enviada ao membro da comissão uma tabela detalhada de cada unidade, inclusive da origem dos repasses (federal e estadual). Outra questão abordada por Raul Marcelo é a definição sobre o valor da dívida destes e da rede privada.

Em outra frente de atuação, o deputado também requereu ao Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que preste informações sobre o total de hospitais públicos, nomes, endereços e o orçamento mensal, bem como o número de pessoas que estão trabalhando em cada um deles, tanto concursados quanto comissionados. O número de atendimentos e atuação de empresas terceirizadas no setor também serão apurados.

"A intenção é saber o panorama da saúde no Estado. É para isso que estamos investigando os diferentes entes desse sistema de saúde", diz o parlamentar do PSOL, que também quer saber das Organizações Sociais (OS´s) que atuam na administração de hospitais públicos.

raul@raulmarcelo.com.br

alesp