Parlamento Jovem comemora 10 anos

Alunos de 5ª a 8ª série, do ensino fundamental podem se inscrever
01/07/2008 18:31

Compartilhar:


No ano em que o Parlamento Jovem comemora 10 anos, os estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental poderão vivenciar o papel de deputado por um dia. Inspirado em projetos dos deputados Célia Leão (PSDB) e do ex-deputado César Callegari, o Parlamento Jovem tem o objetivo de propiciar aos jovens uma experiência positiva do exercício efetivo da cidadania e da democracia e de encontrar nos jovens propostas claras e idéias objetivas que são apresentadas em forma de projetos. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Os candidatos de escolas públicas e particulares do Estado elaboram um projeto de lei relacionado a um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública. Após, a direção da escola elege apenas um projeto para representá-la e envia para a Assembléia Legislativa. No Parlamento, uma Comissão Especial avalia os projetos e seleciona os 94 melhores. São considerados durante a seleção respeito ao formato do projeto de lei, correção gramatical, originalidade, exeqüibilidade e pertinência em relação ao tema do partido, como critério eliminatório.

As atividades começam na quinta-feira, 6/11, às 9h, com o credenciamento, "check in" e foto dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembléia, serão recepcionados pelo presidente e demais autoridades. Por volta das 18h, irão para o plenário Juscelino Kubitschek para um encontro a cargo da Secretaria Geral Parlamentar, onde serão dadas orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da mesa jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas. Após o jantar haverá reunião, de acesso restrito aos 94 deputados jovens, com a equipe de apoio, para formação das três chapas que disputarão a eleição à Mesa Diretora. Na manhã de sexta-feira, 7/11, será aberta a sessão plenária, com chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da mesa, apresentação e votação dos projetos por bloco partidário temático. A sessão deverá se encerrar por volta das 20h.



Anualmente, o Parlamento paulista oferece a oportunidade de estudantes, do ensino médio ou fundamental, interagirem nas discussões que permeiam a sociedade, através da elaboração de propostas de lei que as solucionem. É uma maneira de praticar a cidadania, discutir em conjunto e respeitar a opinião do grupo.



Fique atento às datas:



01 a 12/setembro: entrega de projetos



01 a 10/outubro: seleção dos projetos



20/outubro: divulgação dos 94 deputados jovens



06 e 07/novembro: recepção e sessão plenária



Formas de envio do projeto



Pela Internet:



O projeto de lei deverá ser gravado em Word e enviado como arquivo anexo; a ficha de inscrição preenchida e assinada deverá ser escaneada e enviada também como arquivo anexo para o e-mail: pjovem@al.sp.gov.br.



Na Assembléia Legislativa:



Em papel e em disquete (gravado em Word), na sala do parlamento jovem, no subsolo.



Correspondência com A.R.:



Em papel, disquete ou CD (gravado em Word), para: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo " Parlamento Jovem (subsolo " sala 10), Av. Pedro Álvares Cabral, nº 201, Ibirapuera, São Paulo, SP, CEP: 04097-900.



Importância da Justificativa



O item essencial na montagem de um projeto de lei é a justificativa. O candidato deve explicar o motivo de seu projeto, a necessidade e a importância. Deve também, com ela, conclamar os demais deputados a votarem a favor da proposta.



Mais informações sobre como montar um projeto de lei podem ser obtidas pelo site: www.al.sp.gov.br, no link Parlamento Jovem, ou no próprio manual enviado à escola preliminarmente.

alesp