Estado prioriza Baixada no projeto de monitoramento


12/12/2008 10:34

Compartilhar:


A Secretaria de Estado de Segurança Pública definiu a Baixada Santista como região prioritária no projeto de monitoramento de câmeras de vídeo. A decisão foi baseada em critérios técnicos, como o contingente populacional e a demanda de ocorrências. No caso da região, também foi considerada a população flutuante durante a temporada de verão, período no qual cresce em mais de 40% o número de habitantes.

A inclusão da Baixada entre as regiões que serão priorizadas na primeira etapa do projeto de monitoramento foi confirmada pelo secretário Ronaldo Marzagão ao deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Acompanhado do vereador eleito Sadao Nakai (PSDB), o parlamentar esteve nesta quarta-feira, 10/12, na sede da secretaria, para reivindicar a instalação de mais câmeras em Santos e região, especialmente nas áreas com maiores índices de ocorrências, como a Zona Noroeste e morros.

Na capital, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o sistema de monitoramento da prefeitura contribuiu para a redução dos indicadores de ocorrências de ordem social, administrativa e policial.

Em Santos, a Prefeitura mantém o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da Prefeitura, com compartilhamento das imagens com a Secretaria de Segurança Pública. Praia Grande é o município da Baixada com o maior número de equipamentos: cerca de 1.200. A quantidade, no entanto, não se compara com a do Reino Unido, com 4,2 milhões câmeras. Em média, uma para cada 14 habitantes. Só no metrô londrino são 6 mil.

Com o aval do secretário, Paulo Alexandre apresentará projeto de lei, na Assembléia Legislativa, autorizando o governo do Estado a celebrar convênios com a iniciativa privada para a aquisição de mais câmeras. Hoje, cada equipamento custa em média R$ 40 mil. Proposta semelhante foi aprovada pelo Legislativo de Santos, em projeto de autoria do vereador Paulo Gomes Barbosa (PSDB). O prefeito João Paulo Tavares Papa deverá sancionar a lei ainda este ano.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp