Assembleia Popular


16/10/2009 10:21

Compartilhar:


Lágrimas de crocodilo

José Roberto Alves da Silva, do Instituto Zero, comentou a "qualidade sofrível do ensino e a choradeira dos professores". Ele leu o artigo "Os lacaios do poder", de sua autoria, no qual critica os professores submissos à vontade dos governos. Suas críticas também atingiram a Assembleia Legislativa, que "não cumpre seu papel em defesa de um plano estadual de educação".



É preciso elogiar

O campo de esportes do Jardim Icaraí foi elogiado por José das Mercês de Freitas, da Associação Vanguarda dos Moradores do Jardim Icaraí. Mas ele também lembrou a necessidade de melhorias no transporte público, na qualidade de ensino, na urbanização e no atendimento à saúde dos moradores de seu bairro.



"Cartilha dos corvos"

Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), criticou a cartilha elaborada pela Secretaria da Educação, batizada por ela de "cartilha dos corvos". Esta, segundo a oradora, fere princípios fundamentais dos seres humanos, uma vez que recomenda a transferência compulsória de alunos e o endurecimento das punições a eles.



Manual do inquisidor

Ainda sobre a "cartilha dos corvos", Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), afirmou ser um "verdadeiro manual do inquisidor", pois confere às diretoras de escolas a possibilidade de punir livremente os alunos sem dar a eles o direito do contraditório.



Saúde e transporte

Após cumprimentar Merice Quadros pelo aniversário e os professores por sua data, Josanias Castanho Braga, do Movimento Social Parelheiros, cobrou providências das autoridades para a melhoria da saúde e do transporte em sua região.



Mais responsabilidade

Merice Andrade Quadros, da organização não governamental Embu Guaçu em Ação, cobrou das autoridades maior responsabilidade com o Estado de São Paulo com respeito à educação, à saúde, ao transporte e à segurança pública.



Funcionário não é vilão

Para William Prado, do Movimento Popular de Saúde de Parelheiros e Marsilac, o governo tem colocado a população contra os servidores públicos. Segundo o orador, como faltam condições para o professor e o profissional da saúde prestarem um bom serviço, os cidadãos acabam se virando, equivocadamente, contra esses trabalhadores. "A culpa é do governo do Estado, que sucateia a educação e a saúde", declarou.



Greve na fundação Casa

Os trabalhadores da Fundação Casa (antiga Febem) entrarão em greve no próximo dia 10, disse Heitor Teodoro, do sindicato da categoria. Teodoro afirmou que o governo não tem respeitado a data-base e se recusa a negociar cláusulas sociais em acordo coletivo com entidades sindicais. Teodoro denunciou que há adultos internados na fundação, dividindo espaço com adolescentes infratores.

alesp