Projeto que proíbe tônicos está pronto para votação


11/10/2000 19:28

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) espera que seu projeto proibindo a venda de fortificantes, tônicos e energéticos, por conter álcool na fórmula, seja pautado em breve pelo Legislativo paulista.

O projeto já recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e de Saúde e Higiene e, portanto, pode ser discutido e votado pelo plenário da Assembléia.

Segundo a deputada, a iniciativa de coibir o consumo desses produtos está atrelada ao fato de que, segundo dados científicos, cerca de 15% da população nasce com predisposição a desenvolver a dependência do álcool. "É um grande risco oferecer esse tipo de tônicos a crianças, pois há chance de se incentivar a evolução do consumo de álcool."

"Muitos pais administram às crianças esses estimulantes sem ter conhecimento de que a fórmula contém álcool. Assim, é um erro acreditar que os tônicos podem proporcionar algum benefício", afirma Edir.

De acordo com a deputada, a prevenção é a melhor forma de combater um mal social como o alcoolismo. "O consumo exagerado do álcool prejudica todos aqueles que convivem com o alcoólatra e também a sociedade e o Estado que acabam arcando com o ônus de financiar o tratamento de dependentes."

"Espero que o Legislativo aprove o quanto antes meu projeto, uma vez que no que se refere à saúde pública não cabe protelações. É imprescindível que se tome uma providência para inibir esse grave problema", finalizou Edir.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp