Greve da Refinaria Presidente Bernardes mobiliza parlamentar

Maria Lúcia Prandi lamenta intransigência da empresa e atitude dos policiais
25/10/2001 11:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) fez um apelo à presidência da Petrobrás para que negocie com os petroleiros um acordo salarial em bases dignas, responsabilizando a intransigência da empresa pela greve deflagrada nesta quarta-feira, dia 24/10, e lamentando a atitude intimidatória de policiais, que ocasionou conflitos com os trabalhadores em frente à Refinaria Presidente Bernardes (RPB), em Cubatão.

Em ofício encaminhado ao presidente da empresa, Henri Philippe Reichstul, Prandi lamentou que a estatal insista em não acatar reivindicações básicas dos trabalhadores. "A empresa projeta um lucro de R$ 12 milhões para este ano e oferece reajuste de apenas 6%. Toda empresa que deseja crescer e se fortalecer tem que valorizar o trabalhador", enfatizou.

Prandi diz que a greve tem uma única responsável, a Petrobrás, já que desde o final de junho os petroleiros tentam negociar um acordo em bases dignas. E acrescenta que entre os pontos a serem discutidos está a absurda média de duas mortes por mês em unidades da Petrobrás.

/N+/Tentativa de intimidação/N-/

Sobre a presença da PM na porta da Refinaria, junto ao acampamento dos grevistas, a parlamentar avalia como "descabida" a tentativa de intimidação: "Os trabalhadores não praticaram nenhum ato que justificasse a presença da PM. Aliás, nos últimos meses, desde que os petroleiros iniciaram a mobilização pelo acordo salarial, a presença da PM na Refinaria tem sido constante. Mas, quando a população necessita, faltam policiais".

Atendendo ao Sindicato dos Petroleiros de Santos e Região -- Sindipetro, Prandi pediu ao Secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, que os PMs sejam retirados, ponderando que "os trabalhadores há meses enfrentam situação de absoluto estresse, devido à intransigência da empresa, e a presença da PM só pode acirrar os ânimos".

alesp