Indicação pede mais policiais e viaturas para o litoral norte


03/04/2002 16:00

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Dorival Braga (PTB), pediu ao governador Geraldo Alckmin, através de indicação encaminhada nesta terça-feira, 2/4, o aumento do número de viaturas e do contingente das polícias Civil e Militar nas praias do litoral norte do Estado.

Segundo Dorival Braga, o número de veículos e de homens para a segurança naquela região é "totalmente insuficiente", sobretudo nos finais de semana. "Há bandidos em toda parte e as praias do litoral norte, na faixa de Bertioga a São Sebastião, têm sido invadidas, principalmente nos feriados. São centenas de carros arrombados, rádios e CD players roubados, casas, pousadas e hotéis assaltados", afirmou. O parlamentar ressaltou que em alguns locais, como Barra do Una, a população já se uniu algumas vezes para custear a manutenção e reparos da viatura policial.

"Precisamos garantir a segurança e a integridade física dos moradores e visitantes do litoral norte", disse o deputado. Essa necessidade, lembra Dorival Braga, está expressa na Constituição do Estado de São Paulo, que, em seu artigo 139, diz: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio". O parágrafo 1º do mesmo artigo prevê que "o Estado manterá a segurança pública por meio de sua polícia, subordinada ao governo do Estado".

O tema segurança vem merecendo atenção especial do deputado, que já fez várias indicações nesse sentido. Nesta terça-feira, além de encaminhar a indicação ao governador, Dorival Braga fez um pronunciamento em plenário sobre o assunto, tratando, particularmente, do litoral norte. O deputado ressaltou que a sociedade só pode ser fortalecida através da proteção e da segurança do cidadão. Da tribuna, o parlamentar lembrou o assassinato de um amigo, cirurgião-dentista e proprietário de pousada, neste último final de semana, naquela região.

alesp