Projeto institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama


27/04/2009 18:44

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/BETHSAHAOposse.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira, 23/4, projeto de lei de autoria da deputada estadual Beth Sahão (PT), que institui em território paulista a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Apesar de ter sido levada ao plenário para votação nesta semana, a proposta de Beth foi elaborada em 2004, período em que exercia seu primeiro mandato parlamentar. Agora o projeto segue para o Palácio dos Bandeirantes, onde será sancionado pelo governador José Serra em até 120 dias após sua publicação no Diário Oficial do Estado.

Ao transformar o projeto de Beth em lei, o Estado passa a se comprometer com o desenvolvimento de ações fundamentais para prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama, entre elas debates e campanhas educativas em torno do tema. "As pessoas precisam ter acesso à informação e participação efetiva na prevenção e detecção da doença. Já as acometidas por câncer de mama precisam de amplo amparo médico, além de psicológico e social. Meu projeto prevê isso também", diz a deputada.

Em recente reportagem, o jornal Folha de S. Paulo mostra que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem mamógrafos. São 1.504 aparelhos para uma população alvo de 21 milhões de mulheres entre 40 e 69 anos. Para o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o número de aparelhos existentes é até suficiente, no entanto precisa ser mais bem distribuído entre as regiões.

Especialistas afirmam que a dificuldade de acesso à mamografia é uma das razões para o diagnóstico tardio de 65% dos tumores detectados.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp