Outubro Rosa: um mês de atenção à saúde da mulher


19/10/2011 17:01

Compartilhar:


Ana Perugini (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 13, para falar sobre o Outubro Rosa, um mês inteiro de campanha para chamar a atenção e alertar o Poder Público sobre os investimentos na atenção à saúde da mulher com foco especial ao combate ao câncer de mama. "No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas", explicou a deputada, "muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos, é de 61%".

Segundo a deputada, a campanha, contudo, exige uma ação. "Não basta a mobilização da sociedade, os debates. Os números só diminuirão se as mulheres fizerem regularmente a mamografia, o exame que pode diagnosticar precocemente o surgimento do tumor, aumentando as chances de cura da doença".

Ana Perugini destacou ainda que a mamografia é o único método seguro de diagnóstico precoce do câncer de mama, e que é necessário que o Poder Público os ofereça na rede de saúde estadual. Por esse motivo, a deputada informou que está encaminhando ao governador, por meio da Secretaria de Saúde, um requerimento de informação questionando o número de aparelhos de mamografia disponíveis no Estado. "Temos de ter a certeza de que toda e qualquer mulher tenha um aparelho próximo de sua casa, e possa, prontamente, fazer o exame", justifica a deputada, lembrando que, em alguns casos, o exame também tem de ser realizado em homens, já que há casos de câncer de mama no sexo masculino.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp