Opinião - Coragem para viver a vida

Viver a vida na plenitude exige coragem!
23/02/2012 14:23

Compartilhar:


Neste ano, os eleitores de Ribeirão Preto e de todas as cidades brasileiras, serão chamados às urnas para escolherem seus novos dirigentes, tanto para o Poder Executivo como para o Legislativo. Regra geral, são muitas as críticas contra a classe política, algumas procedentes e outras nem tanto.

A eleição é uma grande oportunidade de se fazer justiça aos bons e repudiar aqueles que não corresponderam à confiança neles depositadas através do voto.

Para alguns, é difícil avaliar os políticos porque todos falam uma linguagem agradável e recheada de boas promessas.

A receita para saber se um político é falso ou verdadeiro é simples: basta observar a sua conduta, a coerência entre o que fala e o que faz. Não basta, apenas, boas palavras: o fundamental é um passado que sirva como atestado para o seu procedimento futuro!

Cumpre aos políticos " como garantia para os próximos anos " recrutarem bons candidatos e isto nem sempre é fácil. Sobram vagas para a disputa mas o exercício da política, por ideal, cobra um preço bastante alto de quem a tanto se disponha.

Nas disputas, infelizmente, nem todos obedecem aos princípios éticos, ao ideal dos candidatos debaterem, tão somente, ideias e programas. Muitos, entretanto, usam da calúnia, da difamação e da mentira para denegrir a imagem do concorrente.

Para participar de uma disputa eleitoral no Brasil de hoje é preciso, antes de mais nada, coragem: o que deveria ser motivo de destaque e de orgulho se torna, não raro, razão de contrariedades. Por isso mesmo, muitos se afastam da política e desistem das disputas. Eu não aceito essa omissão porque, se a política está suja, mais do que nunca é necessário a participação de quem tenha valores morais e espirituais capazes de contribuir na construção de uma nova era.

Já senti na própria carne as amarguras de disputas nas quais adversários sem princípios e sem educação buscavam me atingir usando de armas inadmissíveis num jogo limpo. Se esta é uma realidade triste também é verdade que o povo, na sua sabedoria, tem procurado compreender o processo eleitoral e dar vitórias aos disputantes sérios e leais.

Há sempre um bom caminho para quem tenha ânimo para caminhar e precisamos de pessoas dispostas a acompanhar-nos nestas caminhadas...

Após ter sido prefeito de Ribeirão Preto por quatro vezes cheguei a ser tentado à acomodação, a viver com tranquilidade. Ouvi, entretanto, uma importante ponderação: "Viva sua vida e esqueça a sua idade e os obstáculos que terá de enfrentar. A fórmula mais rápida para o envelhecimento é levar uma vida tranquila".

Trata-se, acredito, de um conselho sábio e digno de ser seguido principalmente numa época em que tantos jovens envelhecem rapidamente porque não aceitam desafios e nem tentam superar obstáculos, se entregando a uma acomodação triste para a própria pessoa e mais triste ainda para o próprio país.

A caminhada, enfim, continua e tende a ser longa. Já dei muitos passos e outros ainda pretendo dar com a certeza de que não estou só porque tenho a companhia de muitos que querem a construção de uma vida de progresso e de paz.



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp