Programa desenvolvido pela Unale é lançado durante seminário


30/10/2001 18:50

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Durante o painel Estratégias de Comunicação - Recursos da Internet, realizado no início da tarde desta terça-feira, 30/10, o coordenador do Instituto de Tecnologia Aplicada ao Legislativo (Itec.legis), Marcelo Fontoura, fez a demonstração do SIG-Server versão 6.0, o primeiro software livre (sem custo para o Legislativo) que permite a instalação de sites interativos totalmente customizados, acessíveis e administrados via navegador.

O programa, segundo Fontoura, foi desenvolvido com recursos da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). Trata-se de um servidor de aplicações baseadas na Internet com o propósito de se tornar uma aplicação definitiva nas entidades públicas brasileiras, contando em todas as fases de seu desenvolvimento com diversas parcerias de entidades ligadas ao terceiro setor. Fontoura disse que o sofware tem custo reduzido e permite que qualquer legislativo filiado à Unale o utilize "apenas instalando-o em seu próprio servidor, sem se tornar dependente de qualquer outro sistema".

O SIG, que conseguiu unir Internet, Intranet e o Sistema Interno, permite a atualização on line de suas páginas, sem que o usuário tenha necessidade de recorrer ao serviço de informática. Marcelo Fontoura fez, durante a demonstração do programa, a atualização da Agência de Notícias On-Line da Unale, cujo servidor se encontra em Brasília.

alesp