Deputado quer prioridade para CPI do Futebol Paulista


22/07/2003 16:16

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma



O deputado estadual Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo, vai concentrar esforços para conseguir a instalação da CPI do Futebol Paulista, conforme requerimento de sua autoria, que tramita na Casa desde o final de março. "Não podemos mais adiar a investigação sobre a Federação Paulista de Futebol (FPF), o relacionamento entre clubes e empresas, a atuação das torcidas organizadas e a ação de alguns empresários inescrupulosos, que escravizam os jovens fazendo promessas fantasiosas. Os torcedores, que agora têm seu estatuto em vigor, precisam de respostas", afirma o deputado.

A aprovação da CPI depende de 48 votos entre os 94 deputados estaduais. Apesar da pressão exercida por grupos ligados a clubes e entidades que não querem a investigação, Tuma acredita que "os parlamentares devem estar sensíveis à necessidade de esclarecer fatos que cercam o principal esporte do país".

A primeira grande investigação do futebol brasileiro, promovida pela CPI do Futebol no Congresso Nacional, ocorreu no fim de 2001. "Apesar de ter sido um importante passo para a moralização de um esporte que é fonte inesgotável de alegria popular e responsável pela movimentação diária de milhões de dólares no país, poucos foram os desdobramentos práticos. Se não promovermos uma investigação séria em cada um dos estados, todo o trabalho estará perdido", lembra Tuma.



rtuma@al.sp.gov.br+

alesp