A INCRÍVEL METRALHADORA QUE ANDA - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
19/04/2002 11:55

Compartilhar:


A metralhadora Halcon, calibre 45, número de série 55373, estava em mãos de bandidos e foi apreendida, no município de Jacareí, no Vale do Paraíba, em 1996. A arma ficou sob a guarda da polícia, mas, estranhamente, passou novamente para o lado de criminosos, tendo sido novamente apreendida em 1998. Mais uma vez, a metralhadora ficou sob a guarda oficial da polícia. No entanto, em julho de 2001, a mesma arma apareceu novamente nas mãos de um bandido, o assaltante Adrian Pereira dos Santos, que, ao ser preso, entregou-a às autoridades do 83.º Distrito Policial, no Jardim Bristol, na Capital.

Trata-se do caso de uma incrível metralhadora que anda? Como é possível uma arma ser apreendida pela polícia duas vezes e retornar para as mãos de criminosos? Quem merece essas explicações é a população do Estado de São Paulo. Quem deve tentar explicar é o Governo do Estado. Assim, como deputado estadual, dirigi requerimento para que o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, preste informações oficialmente sobre a tal metralhadora itinerante.

Uma vez que o caso dessa arma apareceu em vários jornais, tendo sido noticiado inicialmente pelo jornalista Carlos Brickmann, e mesmo assim não houve providências, vamos ver se agora, por meio do Poder Legislativo, a questão é afinal esclarecida.

O secretário Saulo assumiu o cargo recentemente, no início deste ano, mas dispõe de documentos deixados pelos seus antecessores José Afonso da Silva e Marco Vinicio Petrelluzzi e por autoridades das Polícias Civil e Militar para dar as explicações. Será mais uma evidência de corrupção na polícia? Se for isso, que sejam punidos os responsáveis.

*Afanasio Jazadji é advogado, jornalista, radialista e deputado estadual pelo PFL.

alesp