Deputada quer redução de tarifa nas demais travessias litorâneas de São Paulo


20/10/2005 16:16

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao governo do Estado o corte do adicional cobrado nas tarifas de todas as travessias litorâneas de veículos do Estado, nos finais de semana e feriados. Com base no princípio da isonomia, a parlamentar quer estender a conquista assegurada no percurso Santos-Guarujá às cinco outras travessias por balsas existentes no litoral de São Paulo. "Vencemos uma luta e já estamos em campo para uma nova etapa", afirma Maria Lúcia.

"Já documentei a reivindicação na Assembléia Legislativa e, agora, quero apresentá-la diretamente, junto com outros assuntos de interesse de nossa região", explica. As atenções da parlamentar se voltam para a travessia São Sebastião-Ilha Bela, no Litoral Norte, para a travessia Guarujá-Bertioga, na Região Metropolitana da Baixada Santista, e para as três travessias do Litoral Sul: Cananéia-Ilha Comprida; Iguape-Juréia e Cananéia Ilha-Cananéia Continente.

O Diário Oficial do Poder Executivo já publicou, em 18/10, a resolução da Secretaria de Estado dos Transportes que instituiu a tarifa única, validando o anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin, no último final de semana.

"Uma conquista tão importante não pode ficar limitada a uma única travessia. É absurdo cobrar o adicional, e em percentuais tão elevados. Na travessia São Sebatião-Ilha Bela, são quase 60% a mais", critica Maria Lúcia, para acrescentar: "No mínimo, que sejam discutidos percentuais mais baixos de majoração. Já estou de mangas arregaçadas para essa nova fase da luta", enfatiza.

Prandi sabe que enfrentará o argumento de que, à exceção da travessia Santos-Guarujá, todas as demais são deficitárias. "Quando começamos a luta, enfrentamos forte resistência do governo do Estado. Com essa primeira vitória, temos espaço para ampliar a discussão. Se as travessias são deficitárias, como o governo alega, que soluções podem ser encontradas, que não impor todo o ônus ao usuário? Essa discussão precisa, no mínimo, ser iniciada."

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp