Deputada reivindica liberação de recursos para municípios afetados pela chuva no Litoral Norte


07/04/2005 10:07

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reivindica que o Governo do Estado libere recursos financeiros emergenciais para socorrer os municípios do Litoral Norte, afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região, entre a tarde de segunda-feira, 4/4, e a manhã seguinte. A parlamentar quer também que a Defesa Civil do Estado seja mobilizada para ajudar no atendimento aos mais de 200 desabrigados e na recuperação das cidades.

A situação mais crítica foi registrada em Ubatuba. Houve graves incidentes, também, em Caraguatatuba e Ilhabela. "A queda de quatro barreiras provocou a interdição da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) e, em alguns trechos, a estrada foi totalmente coberta pelas águas", destaca Prandi.

Segundo a deputada, "foram 17 horas seguidas de temporal em Ubatuba. É o recorde dos últimos 30 anos, atingindo 276 milímetros de chuva".

Trabalho preventivo

Em Indicação que protocolou na Assembléia Legislativa, dirigida ao governador Geraldo Alckmin, a deputada Prandi reforça a importância da imediata ajuda às cidades. Pede, também, que o Governo do Estado mantenha equipes da Defesa Civil e envie recursos para a realização de trabalhos preventivos. "Não se pode agir apenas quando toda a população já está afetada. É preciso um profundo diagnóstico das necessidades dos municípios para identificar as fragilidades e evitar quedas de barreiras, alagamentos e outros eventos e riscos que podem ser minimizados ou eliminados", resume a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp