Cesp em discussão na Assembléia Legislativa


12/01/2005 15:40

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou, no último dia 5/1 na Assembléia Legislativa, de uma reunião coordenada pelo presidente Sidney Beraldo, na qual estiveram presentes os deputados Vanderlei Macris, Sebastião Arcanjo e Cândido Vaccarezza, líder do PT.

Na ocasião, os parlamentares receberam os secretários Mário Arce, da Energia e Recursos Hídricos, e da Fazenda, Eduardo Guardia. Na reunião, foi feito um diagnóstico e uma avaliação sobre a Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP).

A CESP, como companhia geradora, ocupa atualmente o terceiro lugar no país e, de 1995 até os dias de hoje, período em que ocorreu a crise do apagão e que houve reformulação do modelo energético, a empresa teve um incremento de 25% em seu modelo gerador.

Hoje, a companhia vive um momento de dificuldade em função de alta dívida que carrega desde o passado, principalmente no que se refere ao empréstimo contraído para a construção de Porto Primavera.

Por considerar a importância da CESP no setor, Arnaldo Jardim acompanha as discussões na Assembléia Legislativa sobre o assunto: "entendo que a questão da CESP não suporta mais só questões conjunturais, existe uma unanimidade por parte do Executivo e do Legislativo de que é necessário sentar e procurar uma solução estrutural para a companhia. É preciso manter seu controle societário nas mãos do governo do Estado de São Paulo, podendo fazer com que a CESP continue a cumprir um papel importante para o desenvolvimento do nosso Estado".

Recentemente, foi aprovado pela Assembléia Legislativa projeto de autoria de Arnaldo Jardim que instituiu o Conselho Estadual de Política Energética, órgão que discutirá a matriz energética para o Estado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp