Inaugurada Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos


15/02/2005 16:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim



O deputado Arnaldo Jardim (PPS) esteve, no dia 12/2, na inauguração da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Copercitrus). A cerimônia, realizada em Bebedouro, também contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.

A Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos Vazias tem capacidade para processar 20 toneladas ao mês e deverá receber tanto embalagens vindas de postos de recebimento da região quanto de produtores rurais da cidade, que poderão entregar suas embalagens no local. De lá, as embalagens laváveis serão encaminhadas a empresas recicladoras e as não laváveis (contaminadas) seguirão para incineradoras, devidamente licenciadas pelo órgão ambiental.

O projeto, construção e licenciamento ambiental da Central foram realizados pela Coopercitrus e os custos foram assumidos pela Cooperativa juntamente com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatória por lei. Os produtores rurais têm o prazo de até um ano, a partir da data da compra do produto, para devolver as embalagens laváveis e não laváveis. Além da Central, a cooperativa inaugurou três postos de recebimento de embalagens de agrotóxicos vazias, em Limeira, Pirassununga e Aguaí.

"A iniciativa de construir esta Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos vai ao encontro da nova legislação, facilita a vida dos produtores rurais, além de demonstrar uma preocupação social e o comprometimento ambiental da Coopercitrus", disse Jardim.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp