Assembléia recebe nesta quinta-feira relatório sobre contaminação nuclear


03/05/2006 19:14

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Rodrigo Garcia, recebe nesta quinta-feira, 4/5, às 11h, o deputado federal Edson Duarte (PV/BA), que entregará o relatório do Grupo de Trabalho Fiscalização e Segurança Nuclear, do qual é relator.

O grupo foi criado em abril de 2004, em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a situação da radioproteção e da segurança nuclear no país.

O relatório traz propostas legislativas para tornar a fiscalização das áreas de exploração nuclear mais eficaz e, com isso, evitar acidentes e descasos como os ocorridos em Goiânia, com o césio 137, e em São Paulo, na Usina Nuclemon. As propostas compreendem ainda as situações pós-acidente, prevendo ações e responsabilidades para eventuais ocorrências.

"Este é um trabalho importante para a conscientização dos riscos que o uso inadequado da energia nuclear pode causar. O Legislativo paulista é sensível a essa questão e trabalhará com afinco para que não só o Estado de São Paulo, mas o país conte com uma legislação que ofereça segurança à nossa sociedade", avalia Rodrigo Garcia.

Estarão presentes na oportunidade deputados da bancada paulista do Partido Verde, além de integrantes do Green Peace e de ex-funcionários da Nuclemon.

alesp