Debate sobre falta de remédios


07/04/2010 17:36

Compartilhar:


Diversas entidades ligadas à saúde participaram nesta terça-feira, 6/4, da reunião realizada pela Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa para discutir o fornecimento de medicamentos de uso contínuo pelo Poder Público. A falta dos medicamentos de alto custo na rede pública foi levantada pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) que solicitou à Comissão de Saúde a audiência pública que também ganhou o apoio dos deputados petistas Vanderlei Siraque e Marcos Martins, presentes na ocasião.

Participaram do debate representantes do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Wanderlei Frederico; do Ministério Público, Reinaldo Capelli Júnior; da Defensoria Pública, Luciana Carvalho; e do Conselho Estadual de Saúde, Vera Lúcia Soberval de Oliveira. Associações de diabéticos e a dos Renais Crônicos também se fizeram representar, além do jornalista de Mogi das Cruzes, Alê Rocha, aplaudido pelos convidados após manifestar sua indignação com o Poder Público pelo atraso no fornecimento do vasodilatador Iloprost, essencial para a sua sobrevivência. Além desse medicamento de alto custo, Gondim citou a falta da eritropoetina, de uso contínuo dos doentes renais crônicos, indispensável para quem faz hemodiálise.

Também falou da burocracia para se retirar o hormônio somatropina para crianças em fase de crescimento. "Apenas uma pessoa pode retirar esse medicamento. Conheço um caso em que a mãe começou a trabalhar e, em fase de experiência, tem de optar pelo trabalho ou pela saúde do filho". A Secretaria de Saúde do Estado não enviou representante para a audiência.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp