Da Tribuna


08/03/2012 18:02

Compartilhar:


Assaltos em Ribeirão Preto



Welson Gasparini (PSDB) informou que houve um assalto em São Simão, município pertencente à região de Ribeirão Preto, em que uma quadrilha de 15 pessoas fez quatro reféns em uma fazenda. O deputado disse que várias fazendas da região vêm enfrentando o mesmo problema e que pela distância do local, o policiamento chega tarde. O parlamentar falou também que municípios como Santa Bárbara e Jardinópolis estão se mobilizando contra a construção de presídios nas cidades. "Sugiro que se faça presídios regionais e uma mudança radical no sistema penitenciário do Brasil." (IR)



Manifestantes de São José do Rio Preto



Orlando Bolçone (PSB) comentou manifestação de 17 lojistas de São José do Rio Preto, contra a liberação do uso de drogas, que, para o deputado, se tornou uma espécie de câncer entre os jovens, principalmente os de família de baixa renda. Segundo o deputado, o ato protesta também contra o sistema tributário do país e reivindica uma reavaliação na norma dos impostos. "São dois temas relevantes e que preocupam um grande grupo de São José do Rio Preto", comentou. (IR)



Ronda bancária



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre a Ronda Bancária da Polícia Militar, operação policial na qual dois PMs são obrigados a patrulhar diariamente sete agencias bancárias. O deputado disse estar extremamente preocupado com esse tipo de operação, já que, nessas rondas acabam havendo irregularidades, pois quem registra a presença dos policiais é o gerente do banco. "Peço a todos os parlamentares, ao governo e ao secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que revejam esse tipo de atividade", disse. (IR)



Reforma nas escolas



Carlos Giannazi (PSOL) informou que na EE Carlos Augusto Villalva, da região do Jabaquara, foram iniciadas obras de reforma, no final do ano passado, mas que agora estão abandonadas. Segundo ele, os alunos têm aulas em condições precárias. "Essa não é a única escola nessa situação. Temos que investigar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a fim de detectar por que isso vem ocorrendo", comentou. Para Giannazi, há possibilidades de a FDE estar terceirizando a fiscalização das obras. (IR)



Ronda bancária 2



Jooji Hato (PMDB) comentou o discurso do deputado Olimpio Gomes sobre a Ronda Bancária. "Por que não são mantidas as portas giratórias? Por que facilitar a ação dos marginais?", disse Hato, que questionou a ação da PM nos bancos. "Estão fazendo com que a PM, já sobrecarregada, bata ponto nos bancos. E como ficam as padarias, os restaurantes e outros estabelecimentos?" perguntou. (IR)



Dia da Mulher



Luiz Cláudio Marcolino (PT) falou sobre o Dia Internacional da Mulher. O deputado defendeu que a presidente Dilma sancione o projeto aprovado pelo Senado, que equipara os salários das mulheres aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções na empresa. O parlamentar citou alguns dados sobre a participação feminina no mercado de trabalho. "Os homens ocupam os melhores cargos nas empresas, em todas as áreas. É necessária uma mudança na mentalidade, já que o principal posto de poder do país é ocupado por uma mulher", declarou. (DA)



Segurança e mulher



"É assustador envolver a PM, que tem por dever cuidar da população, na proteção de capital privado", disse Marcos Martins (PT) ao comentar sobre a Ronda Bancária. O deputado defendeu a derrubada do veto ao Projeto de Lei 1.281/07, de sua autoria, que prevê a obrigatoriedade da instalação das portas giratórias, com detector de metais, nas agências bancárias do Estado de São Paulo. O parlamentar falou também sobre a audiência realizada nesta quinta, 8/3, com o tema Condição Feminina do Trabalho da Enfermagem. "Os debates foram frutíferos e discutiram-se muitas questões em relação a essa classe", disse. (DA)



Dia da Mulher 2



"Nesse dia especial gostaria de saudar todas as mulheres", disse Rui Falcão (PT). Segundo o deputado, nesse ano há duas razões a mais para se comemorar o Dia Internacional da Mulher no Brasil: 80 anos do direito ao voto adquirido pelas mulheres e o reconhecimento da constitucionalidade da Lei Maria da Penha pelo Supremo Tribunal Federal. O parlamentar leu uma nota oficial assinada por ele e pela secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére, em homenagem à data. (DA)



Dia da Mulher 3



Jooji Hato (PMDB) afirmou que as mulheres tem uma jornada múltipla e suas preocupações são muito maiores do que as dos homens. O parlamentar citou alguns casos de acidentes envolvendo garupas de moto e pediu a derrubada do veto a projeto de sua autoria que proíbe garupas. (DA)

alesp