Macris recebe de Marquinho Tortorello e comissão de profissionais de educação física manifesto em prol da categoria


17/10/2000 18:45

Compartilhar:


Uma comissão de profissionais de educação física e atletas esteve nesta terça-feira, 17/10, no Salão Nobre da Assembléia Legislativa para entregar ao presidente da Casa, deputado Vanderlei Macris, o Manifesto da Educação Física Paulista. Antes, eles realizaram no auditório Teotônio Vilela, sob a presidência do deputado Marquinho Tortorello (PPS), uma reunião para discutir a situação da categoria e, mais especificamente, o teor do próprio manifesto, que reivindica a volta da obrigatoriedade das aulas de educação física na rede estadual de ensino, que, graças a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, deixaram de ser obrigatórias.

Ao receber o manifesto, o presidente Macris afirmou ser um defensor da causa dos profissionais de educação física. "Fui aluno de escola pública e tenho lembranças importantes dessa época".

Em relação aos profissionais da área o deputado Tortorello esclareceu ao presidente que, além do manifesto, deu entrada hoje, na Assembléia, a quatro projetos. O primeiro torna obrigatória a presença constante e pessoal de profissional de educação física com licenciatura plena e devidamente regulamentado nos estabelecimentos comerciais voltados para a prática de esporte. O segundo dispõe sobre a exclusividade de profissional habilitado para ministrar aulas de educação física da 1.ª série do ensino fundamental a 3.ª série do ensino médio. Outro dispõe sobre a obrigatoriedade do registro profissional para concurso de provimento de vagas para ministrar aulas de educação física nas escolas. E o último diz que fica incorporada a educação física como disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio, com no mínimo 3 aulas semanais.

Macris disse se dispôs a trabalhar para que a tramitação dos projetos na Casa seja rápida e disse que espera contar com a atuação do deputado Tortorello como articulador, já que "as aulas de educação física são fundamentais na formação da criança".

Do encontro com o presidente participaram os professores Flávio Delmanto, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, e o professor Hudson Ventura Teixeira, presidente da Associação dos Professores de Educação Física de São Paulo.

Na reunião que precedeu o encontro com o presidente esteve presente, entre outros, o deputado Cesar Callegari (PSB), que fez parte da mesa e classificou a retirada das aulas de educação física da grade curricular no Estado como um verdadeiro desastre. "É uma atrocidade cometida contra crianças e jovens e nos coloca na contramão do que se discute e se propõe no mundo inteiro", denunciou, ressaltando ainda que as alterações feitas pelo governo de São Paulo reduziram a grade curricular em 9 milhões e 200 mil horas/aula, de todas as matérias.

Também estiveram presentes à reunião, entre outros, os deputados Vitor Sapienza, Dimas Ramalho e Arnaldo Jardim, todos do PPS; o judoca Carlos Honorato, medalhista em Sidney; a ex-técnica e jogadora da seleção brasileira feminina de basquete, professora Norminha; o ex-técnico da seleção brasileira masculina de volei, professor Paulo Russo; o judoca e professor Daniel Carrera; e o professor Henrique Simão, da Secretaria de Esportes e Turismo.

alesp