O "MUTIRÃO DA CIDADANIA", UM ÓTIMO EXEMPLO - OPINIÃO

Hamilton Pereira*
14/03/2001 15:06

Compartilhar:


Tive a oportunidade de participar, nos últimos dias 10 e 11 de março, de uma atividade muito gratificante. Convidado pela Associação de Moradores do Parque São Bento, estive, nesse final de semana, na Escola Estadual Zélia Dulce de Campos Maia, onde acontecia um evento que, com muito acerto, seus promotores acharam por bem denominar "Mutirão da Cidadania".

Não imaginava, apesar de saber do esforço dos membros daquela entidade, a amplitude da capacidade de mobilização da Associação, tanto de recursos humanos como materiais. A constatação do que vi encheu-me de ânimo por verificar minhas próprias teses sobre o acerto da participação popular, desenvolvendo-se ali, perante meus olhos.

Faziam-se presentes, contribuindo com o sucesso do evento, a OAB, dando orientação jurídica; o CEADEC, orientando sobre coleta seletiva, reciclagem e cooperativismo; o posto volante do INSS e a AMASO, prestando orientações sobre benefícios e aposentadorias, além do Banco de Olhos, Comissão de Mulheres de Sorocaba, Organização da Cultura Hip Hop de Sorocaba, Polícias Florestal, Militar e Civil, Legião da Boa Vontade, Conselho Tutelar, Conseg, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros "Francisco de Assis" e várias outras importantes instituições.

Em toda a escola encontravam-se grupos musicais, de capoeira, hip hop e produtores culturais, esmerando-se nas apresentações que se sucediam e enchiam de satisfação os participantes, em sua maioria, pessoas humildes, entre velhos, jovens e crianças, que pareciam ter recebido um presente saído de sonhos, coisas costumeiramente inacessíveis para quem mora tão longe do centro da cidade e que, por vezes, sequer dispõe de um vale-transporte, quanto mais de recursos para dedicar-se a tais "ousadias".

Ah... e ainda havia o mais importante: a solidariedade, a dedicação e o respeito mútuo. Aliás, ali, todos eram cidadãos, estavam investidos dessa autoridade que só a cidadania confere ao ser humano. Foi muito satisfatório ver professores daquela e de outras escolas, sindicalistas de diversas categorias, religiosos, homens e mulheres de boa vontade, movimentando-se atarefados em busca da utópica "organização perfeita" para que nada faltasse aos visitantes.

E quanto custou tudo isso? Nada!

Mas, como assim?

As famílias do bairro, os pequenos comerciantes e uma quantidade enorme de pessoas foram doando do pouco que possuem e conseguiram muito que deu e sobrou para os dois dias de atividades. Esse evento coincidiu com as comemorações do "ano do voluntariado" e tudo isso sem um único incidente que viesse ofuscar esse grande acontecimento.

Torço para que o exemplo do "Mutirão da Cidadania" do Parque São Bento, idealizado pela diretoria da Associação de Moradores daquele bairro, inspire as demais Associações e SABs, para que possamos ver de novo a cidadania, que se expressa na participação popular, renascendo em Sorocaba.

*Hamilton Pereira é deputado estadual pelo PT.

alesp