Faria Jr. quer postos policiais avançados nas favelas da capital


10/04/2002 15:35

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Animado com a aprovação de seu projeto de lei nas comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública e de Finanças e Orçamento, dispondo sobre a criação de postos policiais em favelas, o deputado Faria Jr. (PL) vem contatando seus colegas visando a inclusão da matéria na ordem do dia, dentro do menor prazo.

O artigo 2º do projeto de lei determina que os postos policiais avançados permanecerão abertos 24 horas e contarão com equipamentos mínimos, inclusive de comunicações, para assegurar segurança pública aos moradores dessas áreas desprovidas de qualidade de vida urbana.

Segundo Faria Jr., esta é uma medida eficaz, que se enquadra dentro das providências urgentes que o governo do Estado deve adotar para conter a crescente violência que vem apavorando a população da Grande São Paulo. Lembra ele números estarrecedores da crescente escalada da criminalidade. No ano passado, ocorreram em São Paulo 330 mil roubos, cerca de 500 latrocínios (assaltos seguidos de morte), 540 mil furtos, 307 seqüestros e quase 11 mil assassinatos.

E isso acontece, segundo o parlamentar, porque, lamentavelmente, no Estado de São Paulo há mais bandidos condenados livres do que presos, ou seja, quase 130 mil. Não há também como negar que, sabidamente, os criminosos que operam à vontade na Grande São Paulo transformaram áreas ocupadas por favelas em esconderijos. Os criminosos contam com a ausência de contingente policial nessas áreas desprovidas de equipamentos urbanos e de infra-estrutura para atormentar seus moradores e, a partir das favelas, promover ataques, roubos e assassinatos em vias públicas, residências e apartamentos.

"O número de cidadãos assassinados em São Paulo, num só ano, para infelicidade de todos nós, é quase maior do que o número de vítimas da interminável guerra entre árabes e judeus e que já dura 35 anos, o que deve sinalizar para nossas autoridades que medidas eficazes e urgentes devem ser implementadas, pois cada dia de atraso significará maior violência, mais luto e menos vida em nossas cidade", ressalta Faria Jr.

A presença permanente da polícia nas favelas, além de melhorar a segurança local, poderá colaborar no trabalho de identificação de marginais, que estão agindo com extrema ferocidade e desembaraço, deixando em pânico toda a população e a cada dia incrementando mais os índices de violência e de criminalidade.

alesp