Solicitadas mais unidades do Poupatempo no Vale do Paraíba

Solução seria parceria com a iniciativa privada, mas governo alega falta de verbas
17/04/2002 15:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) solicitou ao governo do Estado a implantação de unidades do PoupaTempo nas cidades de Taubaté, Lorena e Caraguatatuba, tendo como objetivo ampliar a utilização desse serviço pela comunidade, auxiliando-a em suas obrigações do dia-a-dia.

Salvador Khuriyeh ressalta que o PoupaTempo, por concentrar diversos órgãos em um único espaço físico, favorece os interesses da população, que sempre busca agilidade e diminuição de tempo e custo para suas operações cotidianas.

No requerimento enviado ao governo estadual, Khuriyeh lembra que Taubaté, pelo seu desenvolvimento comercial e industrial, movimenta ações de considerável volume junto aos órgãos públicos e que, por estar situada no eixo Rio/São Paulo, não pode mais permanecer sem esse serviço.

Quanto a Caraguatatuba e Lorena, Salvador Khuriyeh salientou que a primeira possui a melhor situação entre os municípios do Litoral Norte aptos a receber o PoupaTempo, contando também com um crescente número de turistas que também devem ser alvo de bom e rápido atendimento. Em Lorena, situada próximo ao Vale do Paraíba Histórico, o PoupaTempo serviria como facilitação às comunidades dessas cidades a serviços mais ágeis, suprindo suas necessidades de pagamentos e financiamentos.

Em resposta ao requerimento de Khuriyeh, a secretaria de Governo e Gestão Estratégica explicou que o programa de governo do Executivo prevê a implantação de postos PoupaTempo com vocação regional nas cidades-sede das Regiões Administrativas do Estado de São Paulo.

A secretaria esclarece que a viabilização de unidades em outros municípios, ainda que sejam estrategicamente importantes para o conjunto da população, depende de alocação de novos recursos orçamentários. O assessor da pasta afirma que, a exemplo do que vem ocorrendo em outras municipalidades, a alternativa para esses municípios que solicitam o PoupaTempo seria a parceria com a iniciativa privada (shopping centers ou hipermercados) e com as administrações municipais.

Salvador Khuriyeh continua, na Assembléia Legislativa, à disposição para trazer o aprofundamento do projeto PoupaTempo ao Vale do Paraíba e Litoral Norte. Ele entende que a população pode ser grandemente beneficiada pela medida, já que, num só espaço físico, o cidadão resolve quase todas as suas pendências com o Poder Público.

alesp