Caramez participa de seminário sobre ferrovia na Fiesp


27/11/2008 18:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Caramez ferrovias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) participou na manhã de quarta-feira, 26/11, do 6º Seminário Sobre Ferrovias: Implantação e Reativação de Ramais Ferroviários no Estado de São Paulo. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com o objetivo de discutir a ampliação desse modal de transporte, importante para a competitividade da economia brasileira.

O evento foi aberto por Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e contou com a participação do secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce; Luciano Santos Tavares, secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado; Júlio Fontana Neto, presidente da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF); e Noboru Ofugi, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros.

Para Caramez, a importância de revitalizar os investimentos em ferrovias vai além dos benefícios econômicos, já que este é um meio de transporte pouco poluente. Como coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias na Assembléia Legislativa, o deputado também defendeu o implemento da hidrovia para o transporte de cargas e de pessoas e sua integração aos outros modais.

O secretário dos Transportes tem a mesma opinião. Segundo Mauro Arce, o governo vai estabelecer medidas para "descentralizar" o sistema de transporte paulista, concentrado no modelo rodoviário. Para isso, será preciso incentivar outros modais como o hidroviário e o ferroviário. "Temos que descongestionar nossa matriz, que hoje é 88% concentrada nas rodovias", disse.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp