João Antônio da Silva Filho

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:51

Compartilhar:


João Antonio da Silva Filho (PT), 50 anos, é advogado, casado e tem três filhos. Tem curso superior completo e atualmente está fazendo mestrado em filosofia do direito, na PUC-SP.

Entrou na vida pública na década de 1980, atuando nas comunidades de base da Igreja Católica e na área sindical na zona leste da Capital e na Grande São Paulo. Integra o PT desde a sua fundação e ocupou os principais cargos de direção partidária, sendo o atual secretário de Organização do PT Estadual de São Paulo. Na Câmara Municipal de São Paulo, João Antonio é membro da CCJLP, da qual foi presidente de 2006 a 2008. Foi líder da prefeita Marta Suplicy entre 2003 e 2004. Nas eleições de 5 de outubro de 2008, o vereador foi reeleito para o terceiro mandato, obtendo 33.899 votos. João é natural de São João do Paraíso (MG). Em 2010 elegeu-se deputado estadual com a expressiva votação de 110.684 votos.

Sua atuação no parlamento terá como objetivo a implantação do Bilhete Único Metropolitano, a integração das políticas ambiental e de saneamento e a valorização dos trabalhadores das áreas da educação, saúde e segurança pública. Além disso, seu mandato será centrado numa fiscalização do Executivo e numa oposição propositiva. Pretende também participar dos principais fóruns para encontrar saídas para São Paulo voltar a investir, crescer e entrar em sintonia com o desenvolvimento nacional. Pretende ainda ajudar a devolver ao Estado a capacidade de investimento e contribuir para que a região metropolitana e o interior sejam beneficiados efetivamente com recursos orçamentários.

Como principais problemas, o deputado aponta os baixos investimentos no transporte público, a queda da qualidade do ensino e a falta de política integrada de segurança para o Estado.

alesp