Sorocaba deve sediar debate sobre desenvolvimento regional


19/08/2011 13:36

Compartilhar:


O secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edson Aparecido, assumiu na quarta-feira, 17/8, o compromisso de, no mês de setembro, realizar uma audiência pública em Sorocaba para debater o desenvolvimento regional. O pedido foi apresentado por Hamilton Pereira (PT) durante audiência da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa.

O parlamentar resgatou o conteúdo do Projeto de Lei Complementar 33/05, de sua autoria, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba, envolvendo mais 16 municípios do entorno. "Nosso PLC está sendo discutido há seis anos, passou por todas as comissões temáticas da Assembleia e, hoje, se encontra pronto para ser discutido em Plenário", lembrou Hamilton. "Queremos que, nesse momento em que o Estado passa a dar maior importância para a questão da metropolização e do desenvolvimento regional, se promova também o debate na nossa região", emendou.

Na avaliação de Hamilton, "o esforço que o Estado despenderá para a criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, projeto de Executivo aprovado pela Assembleia, é o mesmo que terá para a Região Metropolitana, e a diferença entre uma proposta e outra é de apenas quatro municípios", observa Hamilton. "Além disso, a figura da Região Metropolitana é mais adequada à realidade da nossa região, onde persistem diferenças e injustiças criadas pela excessiva centralização de investimentos e recursos em Sorocaba."



hpereira@al.sp.gov.br

alesp